FRIENDS.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

RIQUEZAS BRASILEIRAS



O nióbio é um elemento químico, de símbolo Nb, número atômico 41 (41 prótons e 41 elétrons) e massa atómica 92,9 u. É um elemento de transição pertencente ao grupo 5 ou VB da classificação periódica dos elementos. Usado em indústrias nucleares, soldas elétricas, para a produção de joias,  fabricação de componentes de motores de jatos , subconjuntos de foguetes , na utilização em capacitores, na construção de satélites , nos equipamentos de ressonância magnéticas.
O Brasil é o maior produtor mundial de nióbio e ferronióbio.

Um comentário:

  1. Em 1846, o químico alemão Henrich Rose, independentemente, descobriu o elemento e chamou-o de nióbio.

    O metal foi isolado pela primeira vez pelo cientista sueco Christian Blomstrand em 1864. Ele reduz o cloreto, por aquecimento, numa atmosfera de hidrogénio.

    Alguns compostos de nióbio são altamente tóxicos.
    O nióbio que resista à corrosão, um dos cinco principais metais refratários (metais com elevada resistência ao calor e ao desgaste).
    Usado em indústrias nucleares, soldas elétricas, para a produção de joias, fabricação de componentes de motores de jatos , subconjuntos de foguetes , na utilização em capacitores, na construção de satélites , nos equipamentos de ressonância magnéticas.

    Custo, puro: US $ 18 por 100g

    Fonte: Chemicool
    http://www.chemicool.com/elements/niobium.html

    ResponderExcluir